Investigação aplicada à Transição para a Sustentabilidade em Serviço Social na resposta ao Grande Desafio Societário de Inclusão Social - ASTRA

A interdependência entre o Ecológico e a Economia regenerativa constituem a base sustentável para a vida humana. O projeto ASTRA desenvolve uma nova abordagem de resposta aos principais desafios sociais enfrentados na prática do Serviço Social. Isso é feito combinando a pesquisa transdisciplinar de transição para a sustentabilidade, políticas e práticas em Serviço Social.

Esta abordagem inicia um novo domínio científico e estabelece novos padrões transformadores ao nível da formação no doutoramento em Serviço Social na Europa. Neste âmbito, os Investigadores em Estágio Inicial (designados ESR) recrutados, focam nas suas pesquisas, o desafio da inclusão social de jovens em situação de precariedade, bem como de pessoas com histórico de migração em comunidades vulneráveis. Baseada na pesquisa participativa com os grupos-alvo, nos métodos de Serviço Social de co-criação como etapas da transição para uma sociedade sustentável e inclusiva.

Modelos metodológicos para a investigação aplicada (prática) em Serviço Social

Neste projeto 15 jovens investigadores inseridos num programa doutoral desenvolvem a sua pesquisa num dos seguintes temas: bem-estar baseado na natureza, justiça ambiental, economia circular e solidária, políticas alimentares sustentáveis com comunidades vulneráveis, inovações eco-sociais e justiça contributiva. O processo metodológico consiste num intercâmbio colaborativo entre académicos (supervisores líderes) e Organizações não-académicas no domínio da sustentabilidade ambiental e económica. O ASTRA oferece aos investigadores admitidos ao programa (ESR) novas perspetivas de carreira em pesquisa transdisciplinar, formulação de políticas intersectoriais e novos modelos económicos a nível local, nacional e europeu.

O CIES - Iscte recebe um ESR (ESR 9) no âmbito da temática Inovações eco-sociais do Serviço Social no desenvolvimento ambiental local e coopera nos ESR 1, 6, 11, 13, 14 e 15.

O projeto engloba uma diversidade de conceituadas organizações parceiras que trabalham na prática para a transição para a sustentabilidade o que aprofunda a abordagem transdisciplinar. O Iscte integra este projeto numa relação de parceria com a Associação ZERO.